O que estamos fazendo de errado?
Para muitas empresas que começaram a trabalhar com marketing de conteúdo, a taxa de marketing de conteúdo eficaz é ainda muito baixa. Como isso é possível? No último blogpost, [Não interrompa! Mas chame a atenção (http://www.tulliwise.com/dont-interrupt-but-grab-attention/)], descrevemos como através da criação de conteúdo valioso e relevante, as pessoas vão querer compartilhar sua marca com outras pessoas, tornando-se promotores do seu negócio. Bem, de acordo com o instituto do conteúdo de marketing (http://contentmarketinginstitute.com/research/) 9 em cada 10 empresas não estão fazendo isso corretamente.
Uma das principais causas que a taxa de marketing de conteúdo eficaz ainda é muito baixa, é que as campanhas de marketing de conteúdo são muitas vezes consideradas como uma campanha ao invés de um investimento a longo prazo. https://www.youtube.com/watch?v=0BaSjglvEf8 (Estratégia de Marketing de Conteúdo 2015 | C3 2015 | Joe Pulizzi). Conforme descrito pelo especialista em marketing de conteúdo Joe Pulizzi: “Marketing de Conteúdo é uma maratona, não um sprint”. Leva tempo para que as pessoas cheguem até você pelo valor e que reconheçam a sua marca como referência em uma área específica.
Para prevenir você de desperdiçar tempo e dinheiro, nós fizemos uma lista com 5 dicas que irão ajudá-lo a começar a construir sua estratégia de conteúdo de longo prazo de forma eficaz.
5 dicas para começar a construir uma estratégia de conteúdo para permanecer.
- Audiência primeira – Para Quem.
Concentre-se em seu público específico: Quem são os seus clientes e por que eles precisam de você? Para ser capaz de se comunicar no caminho certo com seus clientes, você precisa conhecê-los. Descobrir onde estão, em quais mídias sociais utilizam, para que você saiba exatamente onde entrar em contato com eles. Seja específico. Somente após esta etapa você pode começar a construir um relacionamento com o seu público. Após esta etapa, você pode começar a dividir o seu público em subgrupos. Existem diferentes tipos de clientes que você está atendendo? Certifique-se que o público que você está focando não seja tão diversificado.
- Anote uma Definição de Missão Estratégica de Conteúdo.
A maioria dos profissionais de Marketing não têm nenhuma definição de missão ou estratégia central por trás do conteúdo que eles desenvolvem. O Porque no entanto deve vir antes do O que. Quais são os objetivos de seu conteúdo? Quais são os problemas que você vai ajudar os seus clientes a resolver com o seu conteúdo? Uma extensa pesquisa de seus concorrentes é necessária. Seja realista: Em que área você pode se tornar um dos principais especialistas e assim contar uma história diferente do que seus concorrentes? E faça sua definição de missão visível para o seu público para que eles possam ver porque sua missão é diferente de seus concorrentes. (http://contentmarketinginstitute.com/2012/10/content-marketing-mission-statement-2/)
- Concentre-se em um canal principal (para começar).
Concentre-se em um tipo de conteúdo. Você é bom em escrever? Inicie um blog. Se não: você tem grande conteúdo que você pode compartilhar com vídeos? 61% dos profissionais de marketing B2B avaliam webinars como a tática de conteúdo de marketing mais eficaz. (http://contentmarketinginstitute.com/research/). Levam as pessoas através de outras mídias sociais a esta plataforma principal. De preferência do seu site onde eles podem em seguida, subscrever através do e-mail à sua lista de assinantes. Lembre-se no entanto para não assustar as pessoas com pop-ups gigantes pedindo-lhes para se inscrever.
- Criar valor primeiro
Agarrar a atenção do seu público com o seu conhecimento específico. O tempo de atenção das pessoas é curto e existe muita informação disponível, você precisa entregar conteúdo valioso que chame a atenção de um grupo específico de seus clientes. É algo que eles realmente se identificam para criar um relacionamento? Qual conteúdo que recebeu a maior interação, tráfego? É sempre interessante fazer entrevistas com pessoas de seu público principal.
- Ser consistente com sua entrega de conteúdo ao longo do tempo.
Então, quais são os resultados de seu conteúdo? Será que é realmente útil? Será que melhora a vida de seu público de alguma forma? Que dia, quantas vezes por semana você vai publicar? Tornar o mais fácil possível para as pessoas encontrarem você e o entender o que você representa. Então, eles vão continuar a seguir você. É fácil se perder entre todo o excesso de informação que está disponível online.
Se você tiver dúvidas ou precisar de ajuda para criar conteúdo relevante e valioso para um público-alvo de uma forma consistente e durante um longo período de tempo, por favor entre em contato conosco através do e-mail: marketing@tulliwise.com.br Ficaremos felizes em ajudá-lo a personalizar a sua estratégia de marketing de conteúdo para o seu público específico.